Quiz – Tecidos


Neste trimestre troquei uma das avaliações tradicionais e pouco producentes por um “Show do Milhão Científico” que criei. Deu muito certo, os alunos se empenharam nos estudos e as notas foram muito boas!

 

Quiz p/ o 8º ano

Tema: Tecidos do corpo humano.

Quant. de questões: 18

Faça o download do quiz aqui (extensão .ppt, formato editável).

Faça aqui o download dos cartazes com as alternativas para você imprimir e confeccionar as placas (extensão .pdf, não editável).

 

Como fazer (p/ @s professor@s):

1 – Se sua escola possui auditório, marque um dia para levar cada turma lá (como os alunos se empolgam muito, fazer esta atividade em sala pode incomodar as aulas nas salas adjacentes);

2 – Você também precisará de um projetor e um computador que tenha um programa de apresentação de slides, como Power Point, BrOffice Impress ou outros;

3 – Avise aos alunos sobre a data da atividade, peça para que eles estudem o conteúdo e se organizem em grupos de no máximo 5 pessoas;

4 – Faça 5 ou 6 placas (dependendo da quantidade de grupos por sala) com as alternativas A, B, C e D (disponível para download acima) e dê uma de cada para os grupos, no dia da atividade;

5 – Distribua os grupos pelo auditório de forma que eles não fiquem muito próximos;

6 – Projete, leia a primeira pergunta e dê aproximadamente 40 segundos para os alunos pensarem (às vezes até menos tempo é suficiente);

7 – Decorrido o tempo, dê um comando do tipo “levantem as placas!”, para que os grupos mostrem suas respostas e anote 1 ponto para cada grupo que acertar;

8 – Repita o procedimento com as outras perguntas.

Obs. 1: Por enquanto eu fiz essa atividade uma vez com cada sala e consegui projetar 17 questões por aula (aulas com 1h de duração). Depois, fiz uma regra de três simples para saber quanto os alunos tirariam se fosse uma avaliação valendo 20 ou 30 pontos. Assim, você também pode escolher o valor desta atividade de acordo com sua distribuição de pontos para o bimestre ou trimestre.

Obs. 2: Os arquivos estão em formato editável, então você pode modificá-los com perguntas novas, excluir as que não quiser, adaptar para outros conteúdos, salvar em outros formatos, enfim, esteja à vontade! 😉

Obs. 3: Nos dias do quiz coloquei um cd de música eletrônica. Além de descontrair e aumentar o dinamismo da atividade, ajudou a marcar o tempo para cada questão. Como o cd possui direitos autorais, não posso disponibilizá-lo aqui, mas basta você escolher qualquer música mais agitada que fica bacana para criar um clima divertido. Dica de trilha: qualquer álbum do Talamasca ou Skazi.

Enjoy it e esteja à vontade para comentar! \o/

One response to this post.

  1. Posted by roberto conde on 20/08/2015 at 23:12

    nota 10

    Responder

Deixe um comentário

Escola de Ciências

Um blog de apoio às aulas de Ciências do Ensino Fundamental (3º ciclo)

Whatever works!

Educação e Tecnologia: o dia a dia de uma PAPE iniciante...

Esquadrão do Conhecimento

A dúvida não passa por aqui.

Not Exactly Rocket Science

Science for everyone

Wild Muse

Meandering musings about the natural world: ecology, wildlife, and our environment. And books! LOTS of books!

Museu Natural do Mangue

Blog do Museu do Mangue

aprendizesdaciencia

blog dos educadores que aprendem ciência

gabrielrbrunoabioifes

Just another WordPress.com site

Aventurmaxciencia's Blog

Just another WordPress.com weblog

CIENCIAS NO SECULO XXI

Ensinar ciências no século XXI é um desafio cotidiano. Motivar os alunos e tornar as aulas atraentes é uma tarefa que tentaremos facilitar por meio deste blog, com atividades, textos, sugestões de experiências, filmes, atualidades. Enfim, tornar a tarefa de ensinar ainda mais prazerosa, é o nosso desejo.

Blogs de Ciência

Blogs de Ciência - Divulgação de todos os blogs em Português que versam a ciência. Parte do Projecto Divulgar a Ciência(.com)

Ponto Ciência

Um blog de apoio às aulas de Ciências do Ensino Fundamental (3º ciclo)