Livros


A seguir estou montando uma lista com livros (e suas respectivas sinopses) que recomendo tanto para alun@s, quanto professor@s e entusiastas da Ciência. Muitos são indicados ao Ensino Fundamental (clique nas capas para ampliá-las):

>> Uma boa opção de compra de livros por preços bem mais baratos é pelo site Estante Virtual.

 

https://i2.wp.com/upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/thumb/e/ec/O-parque-dos-dinossauros-original.jpg/250px-O-parque-dos-dinossauros-original.jpg

Título: Parque dos Dinossauros

Autor: Michael Crichton

Editora: Rocco L&PM Pocket

ISBN: 9788525418906

Sinopse (com minhas impressões desta obra): O rico e visionário Sr. Hammond deciciu investir na clonagem de dinossauros para criar o melhor e mais fantástico parque temático do mundo. Mas antes da inauguração ele convida um paleozoólogo, uma paleobotânica, um matemático, um advogado e seus dois netos para um passeio de teste pelo parque. No entanto, devido a uma sabotagem, uma sequência de eventos não programados é desencadeada e o passeio transforma-se numa luta pela sobrevivência entre humanos e dinossauros. (Fonte: eu mesma).

“Em ‘O Parque dos Dinossauros’ Michael Crichton cria um thriller hipnotizante que discute o perigo das pesquisas científicas conduzidas de forma irresponsável. Este marco da ficção científica contemporânea foi adaptado para o cinema por Steven Spielberg, com enorme sucesso de bilheteria.” [Retirado do próprio livro].

Particularmente, esta é uma das histórias que mais amo na vida. Além de conter vários elementos pelos quais sou apaixonada (Biologia, dinossauros, evolução das aves, tecnologia e outros), a função do matemático Ian Malcolm no livro, bem mais que no filme, é a chave para tudo no enredo, além de ser aquela voz chata do nosso subconsciente que nos faz refletir profundamente sobre o sentido da vida e questões éticas (amo isso!).

Outro ponto que é foco da minha paixão, é que apesar deste livro ter sido publicado pela primeira vez em 1991, cinco anos antes da descoberta do icônico fóssil do Caudipteryx que confirmou a tese de que as aves são sim dinossauros, as informações sobre a evolução desses vertebrados ao longo da história são atualíssimas (fiquei de queixo caído MESMO!).

Considero este livro indispensável a tod@s @s amantes de dinossauros e um marco não só da ficção literária e cinematográfica, mas também da própria Paleontologia.

 

https://i2.wp.com/www.geologiabr.com/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/l/i/livro_extin_o_para_sempre_1.jpgTítulo: Extinção é para sempre

Autor@s: Tatiana Camolez; Luiz E. Anelli; Karl Mokross

Editora: Oficina de Textos – 24p.

ISBN: 8586238260

Sinopse: A obra tem como tema central os grandes mamíferos, animais magníficos que habitaram a América do Sul nos últimos 50 milhões de anos, e cuja extinção é ainda objeto de controvérsia. Utilizando-se de recursos como as belíssimas reconstruções de cenários paleontológicos, fundamentadas em dados geológicos e paleontológicos atualizados, os autores apresentam a história evolutiva dos grandes mamíferos da América do Sul de forma agradável ao leitor. A história é contada com rigor científico, mas com uma linguagem simples. Fonte.

 

https://i0.wp.com/imagens.cotacota.com.br/img/1154/os-meninos-da-planicie-conforme-a-nova-ortografia-col-historias-de-ciencias-cartelle-castor-1154-461586-G.jpgTítulo: Os meninos da planície – Histórias de um Brasil antigo

Autor: Cástor Cartelle

Editora: Formato – 71p.

ISBN: 9788572083058

Sinopse: No passado, duas crianças e sua vida em uma pequena aldeia onde, dez mil anos atrás, viveram aqueles que realmente descobriram o Brasil; no presente, um arqueólogo tentando descobrir como teria vivido aquele povo e o que teria acontecido com as duas crianças cujos esqueletos fossilizados tinha diante de si. Uma narrativa que prende o leitor desde o começo e o envolve afetivamente, à medida que avança, na vida cotidiana dos pequenos Aur e Nia e de seu povo. Ficção embasada em dados reais, a história é ampliada e enriquecida por um capítulo complementar que trata, de forma simples e clara, da complexa questão da evolução humana, situando o leitor em relação às mais recentes pesquisas sobre a origem do homem. Assunto/tema: reconstituição fictícia da vida em uma pequena aldeia, dez mil anos atrás, em um ponto do que hoje é o Brasil.

Temas para atividades: o que é e como trabalha um arqueólogo; a origem do ser humano: teorias e descobertas; a importância das descobertas arqueológicas para o conhecimento dos ancestrais do ser humano. Fonte.

 

https://i2.wp.com/publifolha.folha.com.br/catalogo/images/cover-136208-600.jpgTítulo: Meu nome é… Charles Darwin

Autor@s: Lluís Cugota; Teresa Martí

Editora: Publifolha – 64p.

ISBN: 978-85-7402-936-8

Sinopse: Nascido no início do século XIX na Inglaterra, Charles Darwin foi uma figura fundamental no campo das ciências naturais. Desde pequeno, mostrou grande interesse pela natureza. E aos 22 anos realizou uma viagem científica percorrendo o mundo todo, por cinco anos. Com isso, pôde estudar uma infinidade de seres vivos e fenômenos naturais. Sua teoria mais importante foi a da evolução das espécies, originada pela seleção natural dos espécimes mais aptos para a vida em determinado meio. Lendo este livro, você vai saber mais sobre a atualidade das idéias de Darwin e por que entraram em choque com as crenças de seu tempo. Fonte.

 

As Cinco Maiores Ideias da CiênciaTítulo: As cinco maiores ideias da Ciência

Autores: Charles M. Wynn; Arthur W. Wiggins

Editora: Prestígio Editorial (Ediouro) – 204p.

ISBN: 8500010274

Sinopse: Em linguagem simples e usando termos de fácil compreensão, o livro ‘As cinco Maiores Idéias da Ciência’ oferece um excelente antidoto para qualquer caso de falta de conhecimento científico.
Ajudando o leitor comum a definir e a explorar as cinco maiores disciplinas científicas, apresentando a teoria fundamental que permeia cada uma delas. [Retirado do próprio livro].

 

https://i0.wp.com/www.livrariacultura.com.br/imagem/capas3/729/1809729.jpgTítulo: As dez maiores descobertas da Medicina

Autores: Meyer Friedman; Gerald W. Friedland

Editora: Companhia de Bolso (Companhia das Letras) – 312p.

ISBN: 8535908684

Sinopse: Ligando o passado e o futuro da Ciência, e reconstruindo um caminho de quinhentos anos, este livro narra a história das dez descobertas mais decisivas da Medicina Moderna – antibióticos, anatomia, vacinas, raios X, anestesia, a identificação do colesterol, técnicas de cultura de bactérias, circulação, bacteriologia e DNA. Além de acompanhar a carreira dos responsáveis por esses momentos em que a Ciência mudou o rumo da Medicina, os autores descrevem com detalhes o meio em que as descobertas se realizaram e, o mais importante, analisam o impacto causado por elas. [Retirado do próprio livro].

 

https://i0.wp.com/www.freitasbastos.com/images/detailed/281/ztempUZYeR0.jpgTítulo: Sobrevivendo à grande extinção – Dinossauros

Autora: Iris Stern

Editora: Saraiva – 96p.

ISBN: 9788502037083

Sinopse: Esta obra descreve o fascinante mundo dos dinossauros, animais presentes no imaginário das pessoas e sobre os quais surgem sempre novas descobertas. O texto e as ilustrações fazem correlações entre os animais atuais e os do passado, revelam fósseis e o processo de fossilização, apresentam a classificação dos dinossauros, analisam répteis voadores e aquáticos e, num capítulo especial, observam a marcha dos dinossauros na América do Sul e, em particular, no Brasil. Fonte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escola de Ciências

Um blog de apoio às aulas de Ciências do Ensino Fundamental (3º ciclo)

Whatever works!

Educação e Tecnologia: o dia a dia de uma PAPE iniciante...

Esquadrão do Conhecimento

A dúvida não passa por aqui.

Not Exactly Rocket Science

Science for everyone

Wild Muse

Meandering musings about the natural world: ecology, wildlife, and our environment. And books! LOTS of books!

Museu Natural do Mangue

Blog do Museu do Mangue

aprendizesdaciencia

blog dos educadores que aprendem ciência

gabrielrbrunoabioifes

Just another WordPress.com site

Aventurmaxciencia's Blog

Just another WordPress.com weblog

CIENCIAS NO SECULO XXI

Ensinar ciências no século XXI é um desafio cotidiano. Motivar os alunos e tornar as aulas atraentes é uma tarefa que tentaremos facilitar por meio deste blog, com atividades, textos, sugestões de experiências, filmes, atualidades. Enfim, tornar a tarefa de ensinar ainda mais prazerosa, é o nosso desejo.

Blogs de Ciência

Blogs de Ciência - Divulgação de todos os blogs em Português que versam a ciência. Parte do Projecto Divulgar a Ciência(.com)

blog do pontociência

Um blog de apoio às aulas de Ciências do Ensino Fundamental (3º ciclo)

%d blogueiros gostam disto: