Dica – Rede Freecycle


https://i0.wp.com/static.t-f-n.org/images/freecycle_logo.jpg

Nossa missão é construir um movimento mundial que reduz o desperdício, economiza recursos preciosos e alivia a carga em nossos aterros enquanto permite nossos membros aproveitar a força de uma comunidade maior.” (Fonte)

Na página 16 da edição de hoje do Jornal Metro BH (clique aqui para baixar) saiu uma pequena matéria sobre uma rede de trocas muito interessante, a Freecycle. O objetivo é, resumidamente, trocar objetos que você não quer mais, ao invés de jogá-los fora. Seja de uma cadeira a até pianos e outras coisas. E tudo de forma gratuita, pois esta é uma rede de trocas, e não de vendas.

Segundo a matéria, a Freecycle é uma rede internacional que existe há dez anos (criada em Tucson, Arizona, EUA) e que é integrada por 5.104 grupos (29 desses grupos são brasileiros) de vários países.

Apesar de sete anos de existência, a Freecycle Brasil ainda tem uma página modesta do Facebook (na reportagem não há o endereço, mas eu encontrei este aqui). Então, a maior parte das trocas ainda é feita pelo Yahoo! Groups.

Como funciona?

Primeiro você deve se tornar um membro do grupo: clicando aqui você irá para a página da Freecycle Belo Horizonte no Yahoo! Groups e poderá se inscrever.

Depois, se você tem algo para troca (qualquer objeto: relógio, impressora, sapato, aplique de cabelo, roupas e por aí vai), é só enviar uma mensagem a todos os membros do grupo com a descrição do que você está oferecendo. Se alguém se interessar, irá responder sua mensagem e vocês combinarão a data e local de troca. A dica é realizar a troca, sempre que possível, em locais públicos, para uma maior segurança.

Há também a possibilidade de pedir objetos que você precisa. Para isso, basta enviar uma mensagem aos membros do grupo com a descrição do objeto.

Na página inicial da Freecycle Belo Horizonte há todas as explicações sobre as modalidades de trocas.

Qual a vantagem?

A vantagem de integrar-se a uma rede de trocas, é que você se torna um consumidor consciente. Sempre queremos tudo, somos verdadeiros acumuladores de bens de uso temporário. Então, ao invés de descartar seus pertences ou tentar vendê-los por preços irrisórios, é melhor trocá-los, pois muitas vezes você adquire objetos em ótimos estados de conservação sem pagar nada. Assim, além da economia absurda que fazemos, não produzimos lixo (porque não jogamos nossos objetos fora) e não estimulamos um mercado não sustentável.

Links:

Site internacional da Freecycle (em inglês) – http://www.freecycle.org/

Site da Freecycle Brasil (escolha sua cidade na página inicial deste site para ser redirecionado à página do grupo local) – http://www.freecycle.org/group/BR/Brazil

Página da Freecycle Brasil no Facebookhttps://www.facebook.com/FreecycleBrasil?fref=ts

Grupo da Freecycle Belo Horizontehttp://groups.yahoo.com/group/belohorizonte_freecycle/

Artigo sobre a Freecycle na Wikipediahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Freecycle

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escola de Ciências

Um blog de apoio às aulas de Ciências do Ensino Fundamental (3º ciclo)

Whatever works!

Educação e Tecnologia: o dia a dia de uma PAPE iniciante...

Esquadrão do Conhecimento

A dúvida não passa por aqui.

Not Exactly Rocket Science

Science for everyone

Wild Muse

Meandering musings about the natural world: ecology, wildlife, and our environment. And books! LOTS of books!

Museu Natural do Mangue

Blog do Museu do Mangue

aprendizesdaciencia

blog dos educadores que aprendem ciência

gabrielrbrunoabioifes

Just another WordPress.com site

Aventurmaxciencia's Blog

Just another WordPress.com weblog

CIENCIAS NO SECULO XXI

Ensinar ciências no século XXI é um desafio cotidiano. Motivar os alunos e tornar as aulas atraentes é uma tarefa que tentaremos facilitar por meio deste blog, com atividades, textos, sugestões de experiências, filmes, atualidades. Enfim, tornar a tarefa de ensinar ainda mais prazerosa, é o nosso desejo.

Blogs de Ciência

Blogs de Ciência - Divulgação de todos os blogs em Português que versam a ciência. Parte do Projecto Divulgar a Ciência(.com)

blog do pontociência

Um blog de apoio às aulas de Ciências do Ensino Fundamental (3º ciclo)

%d blogueiros gostam disto: