Notícia – Rato imune ao câncer


https://i1.wp.com/cdn2.arkive.org/media/C3/C3349280-D456-4974-B1E4-E77DE8A0F99F/Presentation.Large/Naked-mole-rat-queen-and-young-handheld.jpg

O rato-toupeira-pelado (Heterocephalus glaber) é um roedor encontrado, principalmente, em alguns países africanos (não ocorre no Brasil). Como seu nome sugere, ele possui pouquíssimos ou nenhum pelo no corpo e vive em galerias (túneis) que escava no subsolo. Nestes túneis, o H. glaber vive em colônias parecidíssimas com as de insetos: somente uma fêmea rainha se reproduz e copula periodicamente com alguns machos de sua escolha (de 1 a 3) e os demais integrantes da colônia, tanto machos quanto fêmeas, cuidam dos filhotes, da rainha, buscam alimento, defendem os túneis e expandem as galerias subterrâneas:

Esses animais podem viver até 30 anos (um rato comum do mesmo tamanho deles vive, em média, 4 anos) e os efeitos do envelhecimento, como perda de massa óssea, parecem não afetá-los. Além disso, praticamente não sentem dor e possuem a pele muito elástica.

Há alguns anos os cientistas descobriram que os ratos-toupeira-pelados não contraem nenhum tipo de câncer, mas não conseguiram identificar ao certo o que eles têm de diferente dos outros mamíferos que lhes dão essa capacidade. No entanto, em um estudo publicado em  junho deste ano na Nature, cientistas de universidades americanas, israelenses e chinesas descobriram que os ratos-toupeira-pelados produzem uma grande quantidade de ácido hialurônico na pele. Este ácido, também produzido por nós e os outros mamíferos, possui várias funções, dentre elas, “compor a matriz extracelular, mantendo as células dos tecidos unidas, e controlar o crescimento de determinadas células”, de acordo com o professor Andrei Seluanov, coautor da pesquisa (fonte).

Segundo o estudo, a grande quantidade de ácido hialurônico secretada pelos fibroblastos (células do tecido conjuntivo que produzem substâncias que dão elasticidade aos tecidos) torna a pele dos ratos-toupeira-pelados muito flexível e resistente, características importantíssimas para que eles passem com mais facilidade pelos túneis estreitos em que vivem. Mas, como num grande golpe de sorte, a alta concentração de ácido hialurônico na pele desses ratos também torna-os imunes a qualquer tipo de câncer!

https://i0.wp.com/cdn2.arkive.org/media/97/97739A52-D9C4-4E75-BFD8-98D3C7C2DE15/Presentation.Large/Naked-mole-rat-using-teeth-to-dig.jpg

Os cânceres nada mais são do que o crescimento descontrolado de células em um organismo. Ao controlar o crescimento das células o ácido hialurônico, indiretamente, acaba impedindo o desenvolvimento dos cânceres o que, de acordo com os autores do estudo, contribui para a anormal longevidade dos ratos-toupeira-pelados.

Os autores esperam que esta descoberta “abra novos horizontes” para a prevenção dos cânceres e do aumento da expetativa de vida humana.

 

Referências:

Tian et al (2013). High-molecular-mass hyaluronan mediates the cancer resistance of the naked mole rat. [Baixe este artigo aqui, em inglês].

http://www.livescience.com/37555-cancer-resistance-naked-mole-rats.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escola de Ciências

Um blog de apoio às aulas de Ciências do Ensino Fundamental (3º ciclo)

Whatever works!

Educação e Tecnologia: o dia a dia de uma PAPE iniciante...

Esquadrão do Conhecimento

A dúvida não passa por aqui.

Not Exactly Rocket Science

Science for everyone

Wild Muse

Meandering musings about the natural world: ecology, wildlife, and our environment. And books! LOTS of books!

Museu Natural do Mangue

Blog do Museu do Mangue

aprendizesdaciencia

blog dos educadores que aprendem ciência

gabrielrbrunoabioifes

Just another WordPress.com site

Aventurmaxciencia's Blog

Just another WordPress.com weblog

CIENCIAS NO SECULO XXI

Ensinar ciências no século XXI é um desafio cotidiano. Motivar os alunos e tornar as aulas atraentes é uma tarefa que tentaremos facilitar por meio deste blog, com atividades, textos, sugestões de experiências, filmes, atualidades. Enfim, tornar a tarefa de ensinar ainda mais prazerosa, é o nosso desejo.

Blogs de Ciência

Blogs de Ciência - Divulgação de todos os blogs em Português que versam a ciência. Parte do Projecto Divulgar a Ciência(.com)

blog do pontociência

Um blog de apoio às aulas de Ciências do Ensino Fundamental (3º ciclo)

%d blogueiros gostam disto: