Vídeo – Peixe com cabeça transparente!


O Macropinna microstoma é um peixe de 15cm que vive em grandes profundidades marinhas (abaixo de 600m) e descrito por Chapman em 1939. No entanto, naquela época não existiam submergíveis controlados remotamente como os que temos hoje e que são muito utilizados para a coleta de seres abissais. Então os espécimes coletados por Chapman, muito provavelmente, vieram em redes de arrasto.

Contudo, os seres abissais, quando são conduzidos à superfície por redes ou recipientes, ficam com o corpo deformado devido a enorme diferença de pressão externa, o que faz com que algumas estruturas do corpo literalmente explodam, como o tímpano (se forem vertebrados). Assim, Chapman descreveu o Macropinna a partir de espécimes como o da foto:

Como você percebeu, não é possível identificar facilmente algumas características externas deste peixe. Por isso Chapman não viu a maior excentricidade anatômica do Macropinna: sua cabeça transparente! O_o

Essa peculiaridade só foi descoberta em 2004, quando uma equipe do Instituto do Aquário de Monterey Bay (Canadá) conseguiu filmar um indivíduo nadando tranquilamente em águas profundas. Os pesquisadores também descobriram que o que parecem ser os olhos do Macropinna são, na verdade, suas narinas! Os olhos ficam dentro da cabeça e conseguem girar quase 360º, por isso a importância de uma cabeça transparente. ^_^ Na foto abaixo estão apontadas as estruturas rostrais (da cabeça) deste peixe:

Macropinna microstoma

Modificado de: http://cdn.zmescience.com/wp-content/uploads/2011/09/transparent.jpg

Os biólogos que filmaram este indivíduo acreditam que ele se alimenta roubando partículas que ficam presas nos tentáculos de uma espécie de água-viva (foto abaixo), um comportamento que ainda está sendo estudado.

Como o Macropinna vive em locais de difícil acesso, por enquanto alguns aspectos de sua biologia ainda não são conhecidos, como a reprodução, tempo de vida, adaptações às condições ambientais abissais, dentre outros.

Veja o vídeo da redescoberta do Macropinna feito pela equipe do Aquário de Monterey:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escola de Ciências

Um blog de apoio às aulas de Ciências do Ensino Fundamental (3º ciclo)

Whatever works!

Educação e Tecnologia: o dia a dia de uma PAPE iniciante...

Esquadrão do Conhecimento

A dúvida não passa por aqui.

Not Exactly Rocket Science

Science for everyone

Wild Muse

Meandering musings about the natural world: ecology, wildlife, and our environment. And books! LOTS of books!

Museu Natural do Mangue

Blog do Museu do Mangue

aprendizesdaciencia

blog dos educadores que aprendem ciência

gabrielrbrunoabioifes

Just another WordPress.com site

Aventurmaxciencia's Blog

Just another WordPress.com weblog

CIENCIAS NO SECULO XXI

Ensinar ciências no século XXI é um desafio cotidiano. Motivar os alunos e tornar as aulas atraentes é uma tarefa que tentaremos facilitar por meio deste blog, com atividades, textos, sugestões de experiências, filmes, atualidades. Enfim, tornar a tarefa de ensinar ainda mais prazerosa, é o nosso desejo.

Blogs de Ciência

Blogs de Ciência - Divulgação de todos os blogs em Português que versam a ciência. Parte do Projecto Divulgar a Ciência(.com)

blog do pontociência

Um blog de apoio às aulas de Ciências do Ensino Fundamental (3º ciclo)

%d blogueiros gostam disto: